PERSPECTIVAS DE DESCOLONIZAÇÃO EM AIMÉ CÉSAIRE E MARÍA LUGONES

Autores

  • Mariana Wiecko V. de Castilho UnB
  • Ana Catarina Zema de Resende UnB

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v10n19-2023-257

Palavras-chave:

Descolonização. Aimé Césaire. Maria Lugones.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre as afinidades e diferenças entre as ideias de Aimé Césaire, intelectual afro-caribenho e de María Lugones, filósofa feminista argentina, acerca do tema da descolonização. Valemo-nos de artigos escritos por ele/ela e de outros/as que analisam suas obras. Com isso, pretendemos contribuir para o debate sobre descolonização a partir do pensamento de Aimé Césaire e María Lugones. Feitas as aproximações entre o pensamento de Césaire e de Lugones, veremos o quanto é importante ter presente o conceito de descolonização quando analisamos as relações sociais nas Américas.
Palavras-chave: Descolonização. Aimé Césaire. Maria Lugones.

Biografia do Autor

Mariana Wiecko V. de Castilho, UnB

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados sobre as Américas – PPGECSA/UnB e pesquisadora do Observatório de Direitos e Políticas Indigenistas (Obind/UnB) e do Grupo de Estudos em Direitos Étnicos Moitará da UnB.

Ana Catarina Zema de Resende, UnB

Pós doutora em Ciência Política pela Université Laval (Quebec), doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora sênior do Centro de Referência Virtual Indígena do Armazém Memória. Membro pesquisadora do Observatório de Direitos e Políticas Indigenistas (Obind/UnB) e do Grupo de Estudos em Direitos Étnicos Moitará da UnB.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

DOSSIÊ LEITURAS DECOLONIAIS I: Novas práticas nas Humanidades e no Ensino