RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E POLÍTICA

A introdução do neopentecostalismo no quilombo do Pratigi em Camamu-BA

Autores

  • Fábio Barros
  • Nadson Vinícius dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v9n18-2022-244

Palavras-chave:

Neopentecostal. Quilombo. Politica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a implementação do Neopentecostalismo na comunidade quilombola do Pratigi - BA e as suas relações entre a “pequena e grande política”, discutindo como esta vertente do cristianismo está sendo inserida nestas comunidades. A escrita foi feita a partir de uma pesquisa etnográfica feita em 2019 por Barros (2020), para a escrita da dissertação de mestrado. Ficando evidente, aqui neste artigo, que a inserção do Neopentecostalismo nas comunidades periféricas e tradicionais, geralmente vão acompanhadas pela “grande política”.

Biografia do Autor

Fábio Barros

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Estado e Sociedade – PPGES da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), mestre pelo mesmo programa; Especialista em Ensino Fundamental II e Ensino Médio; Bacharel em Geografia pela UESC, Licenciado em Geografia pela UNOPAR.

Nadson Vinícius dos Santos

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras História da Literatura – PPGL da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Professor E.B.T.T. da área de Letras/Espanhol do Instituto Federal Goiano, campus Posse, em Posse-Goiás.

Downloads

Publicado

2023-05-08

Edição

Seção

DOSSIÊ O PENTECOSTALISMO E SUA EXPANSÃO NOS PAÍSES LUSÓFONOS