ASPECTOS DO PENTECOSTALISMO ASSEMBLEIANO BRASILEIRO NA PERSPECTIVA SECULARIZADA

Autores

  • Braitner Silva Gonçalves
  • Paulo Jonas dos Santos Júnior
  • Magno Lessa do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v9n18-2022-245

Palavras-chave:

Assembleia de Deus. Pentecostalismo. Religião. Secularização. Urbanização.

Resumo

Em pouco mais de cem anos de fundação a Assembleia de Deus se tornou a maior igreja evangélica do Brasil. Entende-se que a urgência missionária atribuída ao movimento pentecostal, a ênfase na cura divina, a atualidades dos dons espirituais e a mensagem escatológica, contribuíram para que essa denominação alcançasse esse grande crescimento. Nota-se que a capacidade de adaptação e dinamismo dessa igreja foi fator preponderante para que a ação de propagação do evangelho alcançasse êxito em uma sociedade permeada por atualizações em seu estilo de vida; nesse caso, destaca-se o papel da secularização, que gradativamente corroborou desapego à religiosidade. Para tanto, no contexto brasileiro essa instituição religiosa, ao longo do tempo, tem cumprido um papel de agregar dignidade social e empoderamento discursivo, levando muitos marginalizados a terem novas perspectivas sociais.

Biografia do Autor

Braitner Silva Gonçalves

Graduado em Teologia pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ).

Paulo Jonas dos Santos Júnior

Pós-Doutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Doutor em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/Campos-RJ); Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Bolsista CAPES. Docente do Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ (UNIFSJ).

Magno Lessa do Espírito Santo

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV). Docente do Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ).

Downloads

Publicado

2023-05-08

Edição

Seção

DOSSIÊ O PENTECOSTALISMO E SUA EXPANSÃO NOS PAÍSES LUSÓFONOS