Vol. 12 No. 23 (2025)

					View Vol. 12 No. 23 (2025)

A revista Relicário, do Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia, inaugura, a partir deste número, a adoção das novas normas da Capes que substitui o QUALIS por classificação de artigos científicos na Avaliação 2025-2028. A nova proposta reformula a sistemática de classificação de periódicos, na qual destaca-se a mudança no foco da avaliação, que agora concentra-se nos artigos científicos individuais, e não mais, ou não só, nos periódicos em que eles são publicados.
Tendo em vista essas mudanças, é importante ressaltar as novas tendências de publicações científicas online em plataforma como o SciElo, por exemplo, perfeitamente compatíveis com as novas normas da Capes e talvez até mesmo influenciadas por essas (a conferir).
O SciELO utiliza um sistema de paginação não sequencial chamado elocation-id, que será também adotado pela Relicário a partir deste número.  Essa abordagem substitui a numeração contínua e sequencial das páginas nos fascículos, uma prática herdada do formato impresso, por um identificador eletrônico exclusivo para cada artigo dentro do fascículo. Adotado principalmente em formatos digitais, ele facilita o acesso e a citação dos artigos, além de acelerar o processo de publicação e alinhá-lo às práticas da ciência aberta.
Nesse modelo, os artigos são publicados de forma imediata assim que são aprovados, revisados ​​e finalizados, sem esperar pela compilação em números fechados ou volumes. Em vez da tradicional numeração sequencial de páginas dentro de cada número da revista, cada artigo recebe um identificador eletrônico único, o elocation-id , que é utilizado para referenciá-lo. A numeração de páginas, se presente, começa do número 1 a cada novo artigo, mas sem continuidade entre os diferentes artigos no volume. Esse sistema visa agilizar o processo de publicação e garantir acesso mais rápido ao conteúdo de pesquisa​. O elocation-id é geralmente precedido pela letra "e" e pode ser derivado de elementos como o número de submissão do artigo ou parte do DOI, desde que seja único dentro de cada número da revista. No entanto, a numeração das páginas pode continuar a ser usada nos PDFs para fins de referência e impressão, mas sempre reiniciando em cada artigo, como dito acima, sem sequência entre eles no fascículo.
As mudanças acima referidas refletem a transição das publicações científicas para um modelo mais ágil e digital, reduzindo as barreiras impostas pelos formatos tradicionais e promovendo maior acessibilidade e impacto das pesquisas publicadas. Dentre as várias vantagens da Publicação Contínua já citadas, finalmente ressalta-se o fato de ela permitir uma divulgação científica mais ágil, em menos tempo, ao aproximar mais rapidamente resultados de pesquisa à comunidade a que se dirige. A quem desejar explorar detalhes sobre essa nova prática recomendamos acessar: wp.scielo tps://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_pc.pdf).
Feitos esses esclarecimentos, desejamos a todos uma boa leitura deste número, que tem por dossiê o tema PLURALISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Um olhar em tempos de intolerância.
Editora responsável
Vani Terezinha de Rezende

Published: 2025-10-12

DOSSIÊ PLURALISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: um olhar em tempos de intolerância