A Revista Relicário (ISSN 2358-8276) é um projeto de natureza interdisciplinar do Museu de Arte Sacra da Diocese Uberlândia, cuja missão maior consiste em veicular trabalhos científicos que contribuam para o avanço da pesquisa na área de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins aos estudos da religião. RELICÁRIO propõe-se também a divulgar trabalhos documentais, ensaios, opiniões balizadas sobre assuntos de interesse da revista, entrevistas, vídeos e imagens que possam servir de subsídios à pesquisa acadêmica teórica e aplicada nesse campo de estudos.

Em especial RELICÁRIO contempla a área de Museologia da Arte Sacra na preservação da memória e de bens culturais encontrados nas práticas exercidas na vida comunitária da Igreja da Diocese de Uberlândia, em consonância com os seus objetivos de ações dialógicas com o meio acadêmico e intercâmbio cultural no âmbito nacional e internacional.

Anúncios

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO | DOSSIÊ HOMENAGEM A CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

2023-10-14

chamada-dossie-brandao-2.png

Caros colaboradores e leitores da Revista Relicário!

Convidamos todos(as) pesquisadores (as) a contribuir com esse dossiê.

Os artigos deverão ser enviados por e-mail para os coordenadores do dossiê, contendo explícitos os nomes dos autores logo  abaixo do título e no rodapé os seus dados acadêmicos. Os textos serão encaminhados para avaliação sem os nomes dos autores, no sistema duplo cego. Se possível os autores deverão submeter seus artigos no site da revista no SEER. Caso não consigam submeter nesse sistema eletrônico, a própria equipe da revista fará a submissão.

2024/1

DOSSIÊ HOMENAGEM A CARLOS RODRIGUES BRANDÃO:
Educação Popular, Antropologia da religião e Pesquisa Participante

jan./ jun. 2024 – v. 11 n. 21

Submissão até 31 de março de 2024

Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO | DOSSIÊ HOMENAGEM A CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Edição Atual

v. 10 n. 19 (2023)
					Visualizar v. 10 n. 19 (2023)

É com grande satisfação que a Revista Relicário, do Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia, coloca no ar o seu V. 10 N. 19, com o DOSSIÊ “LEITURAS DECOLONIAIS: Novas práticas nas Humanidades e no Ensino – Parte I”. O desenvolvimento do tema por pesquisadores nas páginas deste número oferece subsídios valiosos para a compreensão dessa polêmica área de pesquisa, como o leitor poderá conferir na Apresentação dos artigos pelos organizadores do Dossiê, Profª Drª Ivete Batista da Silva Almeida (UFU) e Prof. Dr. José Benedito de Almeida Junior (UFU), a quem deixamos nossos agradecimentos por nos darem o prazer de recebê-los nessa edição da revista. Como está explicado na Apresentação, em virtude do grande volume de artigos recebidos, a temática foi dividida em duas partes: Parte I e Parte II, esta última a ser publicada no V.10 N.20 da revista
Além do Dossiê e abrindo este número, a seção FÓRUM traz desta vez o interessante e criativo artigo do Prof. Dr. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (PUC-SP e Unicamp), um dos maiores medievalistas brasileiros, reconhecido internacionalmente por suas produções de valor científico inestimável. Não vamos falar do que trata seu artigo intitulado “ARENQUES FRESCOS E MEU ÚLTIMO DESEJO: Tomás de Aquino, Experiência de Deus, Prazer”, para não tirar o gostinho da surpresa de uma Experiência de Deus num episódio da vida de Tomás, por meio do tato e, justamente, do gosto, no contexto do ambiente cultural do séc. XIII.
Antes de finalizar essa nota editorial, é preciso relembrar nossos leitores dos objetivos principais da seção Fórum. Nesta publicamos textos pontuais sobre temas diversos, sob a forma de artigos científicos ou de opinião, ensaios (inclusive fotográficos), relatos de eventos, diálogos e comentários de interesse para as Ciências da Religião. Visamos com isso dar abertura a textos experimentais, mais livres das amarras restritas das normas da Capes. O artigo em questão na seção Fórum deste número da revista, que no caso é científico por excelência, está, portanto, aberto a comentários, discussões, e observações por parte do leitor, que serão avaliados e publicados em fluxo contínuo nas seções 1 e 2 de cada ano. Por fim, informamos que a Relicário está aprimorando cada vez mais seus avanços editoriais, os quais se tornam visíveis na ampliação de sua Equipe Editorial e diversificação geográfica e de Instituições coparticipativas, bem como em algumas mudanças na normatização dos artigos da revista, que serão incorporadas nas nossas Normas de Publicação.
Aproveitem a leitura e, por gentileza, enviem-nos comentários e sugestões por e-mail ou pelo site da revista no SEER.

Publicado: 2023-10-31

Editorial

Apresentação

Ver Todas as Edições