Vol. 8 No. 16 (2021)
Esse dossiê, intitulado AS NOVAS ESPIRITUALIDADES URBANAS, foi produzido por pesquisadores da Universidade Lusófona de Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal). Sobre a temática do dossiê, observa Paulo Mendes Pinto, um dos autores:
Num tempo em que se verificam imensas e profundas alterações no campo da prática e da identidade religiosa, urge também olhar para a matéria mais profunda da criação de significados: os símbolos, as narrativas e os ritos. O desafio lançado nesse dossiê aos autores foi o de pensar nas possibilidades do símbolo nos dias de hoje, especialmente onde as comunidades e os grupos mais vivamente encetam dinâmicas espirituais. Em seus artigos os autores contemplam o símbolo como matéria de criatividade espiritual, hermenêntica e existencial, reconfigurando o próprio ambiente urbano.
A revista Relicário esclarece que procura se alinhar aos critérios de publicação científica da CAPES. Desde seu início conta com um Conselho Editorial e Consultivo de várias regiões do país, bem como de outros países, cumprindo a exigência de diversidade e não endogenia, Essa publicação que ora colocamos no ar é o único número que, embora seja proveniente de uma única instituição, contempla todas as outras exigências de pesquisa científica, além de enriquecer a área a que se dedica a revista, razão por que decidimos publicá-lo.